13 July 2013

Dicas & Truques | Pincéis



Limpar os meus pincéis faz parte da minha rotina semanal, uma vez por semana, limpo em profundidade os pincéis que utilizo para que fiquem livres de toda a sujidade da maquilhagem e de bactérias. Se não pensem nos restos de maquilhagem, sujidade, óleo, bactérias que ficam nos pincéis e que voltam para o nosso rosto se os pincéis não forem limpos e desinfectados ... hummm nojento não? Por isso mesmo lavar frequentemente os pincéis que utilizamos é meio caminho andado para uma pele saudável e para que os pincéis durem.

Claro que podem utilizar os shampoos próprios ou  shampoo de bebé, contudo, os shampoos próprios podem revelar-se bastante caros e os shampoos de bebé não desinfectam em profundidade. Eu tenho utilizado um método nada caro e que funciona realmente tanto a desinfectar como a hidratar os pincéis ( sim hidratar ... ninguém gosta de pincéis ásperos no rosto pois não? ) 

O que utilizo?


  1. Uma toalha limpa para estender os pincéis depois de lavados 
  2. Sabonete liquido anti-bacteriano ( este é o que tenho aqui em casa actualmente mas podem utilizar um de qualquer marca desde que seja anti-bacteriano para dar cabo das bactérias que se alojam nos pincéis )
  3. Um prato de plástico 
  4. Azeite ( Sim azeite ! )

Juntem no prato 2 partes de sabonete para uma de azeite . O sabonete vai limpar e desinfectar e o azeite vai hidratar as cerdas dos pincéis. 


Molhem o pincel ( tentem que a agua não chegue ao cabo, isto é importante para não estragar o pincel ) e girem o pincel na mistura do sabonete e do azeite para começar a libertar a sujidade . 


Tentem escolher um prato que dos lados tenha algumas reentrâncias para que ao girarem o pincel a limpeza seja maior e mais rápida. Antes deste método girava o pincel na minha mão para libertar a sujidade mas desde que experimentei com o prato notei uma grande diferença! 


De seguida, passem o pincel por agua limpa corrente até notarem que não existem mais restos do sabonete e voilá ! Pincel limpo e desinfectado pronto a secar! Agora é só repetir com todos os outros pincéis !


Depois de limpos coloquem os pincéis na horizontal sob uma toalha limpa e deixem secar . é importante que os deixem secar na horizontal , nunca nunca coloquem os pincéis acabados de lavar na vertical com as cerdas para cima porque desta forma a agua vai escorrer para dentro do pincel e acaba por danificá-lo. 


Happy Cleaning !